ACESSO ÀS UNIVERSIDADES POR MEIO DE COTAS
JUSTIÇA COMO FELICIDADE GERAL OU EQUIDADE
Palavras-chave:
Cotas para acesso às universidades, Justiça, Utilitarismo, Justiça como EquidadeResumo
Jovens inseridos em famílias atingidas pela vulnerabilidade social ou econômica dificilmente tem acesso ao ensino superior no Brasil. Ano após ano, a maioria das vagas do ensino superior público do Brasil foi ocupado por alunos advindos de escolas privadas ou pertencentes à pequena porcentagem de pessoas abastadas economicamente. Ao mesmo tempo, o valor das mensalidades e a falta de incentivos afastavam os jovens das classes vulneráveis das universidades privadas. A partir da lei nº 12.711/2012, as universidades públicas federais passaram a reservar vagas nos cursos ofertados segundo critérios sociais. O presente trabalho tem como objetivo analisar a lei de cotas para acesso às universidades no Brasil, sob a visão das correntes filosóficas políticas contemporâneas mais proeminentes, que apresentam critérios racionais para a análise das ações como justas. A pesquisa foi eminentemente bibliográfica, com pesquisa de campo quantitativa, mediante utilização de dados secundários.
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