A LEGALIDADE PENAL CONSTITUCIONALMENTE FILTRADA

UMA ANÁLISE DA JURISPRUDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Autores

  • Francisco de Assis do Rego Monteiro Rocha Júnior UFPR/ABDConst

Palavras-chave:

Ciência criminal, Constituição, STF

Resumo

O presente artigo pretende analisar a legalidade penal sob o aspecto da jurisprudencia do Supremo Tribunal Federal. Entende-se que há um diálogo com as diversas dificuldades entre as ciências penais e a Constituição da República. Isso porque em grande parte dos casos, os preceitos constitucionais são ignorados pela corte ao analisar os aspectos penais. Nesse sentido, busca-se analisar a efetividade prática do princípio da legalidade, à luz dos princípios constitucionais que regem a matéria. Pretende-se, portanto, discutir os resultados oriundos de um cenário em que convivem um discurso de constitucionalização e uma prática inconstitucional, além de repensar as possibilidades do diálogo entre a Constituição e o Direito Penal e o Processo Penal, o qual soa um discurso absolutamente deslocado.

Biografia do Autor

Francisco de Assis do Rego Monteiro Rocha Júnior, UFPR/ABDConst

Doutor em Direito (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná, Mestre pela Universidade Federal do Paraná (2002). Cursou pós-graduação em Direito Penal e Criminologia, em convênio com o Instituto de Criminologia e Política Criminal (2005). Professor do magistério superior desde 2002, Coordenador da Pós-Graduação em Direito e Processo Penal da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). Professor da Universidade Federal do Paraná. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3545-2894

Referências

ANDRADE, Vera Regina Pereira. A ilusão da segurança jurídica: do controle da

violência à violência do controle. Porto Alegre: Livraria do Advogado. 2. ed., 2003.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal – Parte Geral. 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

BORGES, Clara Roman. A prisão cautelar e a garantia fundamental da presunção de inocência. Raízes Jurídicas, Curitiba, v. 4, n. 2, jul./dez. 2008.

BUSATO, Paulo César. Direito Penal. São Paulo: Editora Atlas, 2013.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Justiça Constitucional e Justiça Penal. Revista brasileira de Ciências Criminais, n. 58, jan-fev de 2006. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006.

CARVALHO, Salo de. Antimanual de criminologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2008.

COSTA, Álvaro Mayrink da. Direito Penal – Parte Geral. Volume I, Tomo I., 6. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1998.

COSTA, José de Faria. O fenômeno da globalização e o direito penal econômico. Revista brasileira de Ciências Criminais, n. 34, abr-jun de 2001. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001.

DOTTI, René Ariel. Curso de Direito Penal – Parte Geral. 4. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012.

GRECO, Luis. Prefácio. In: LEITE, Alaor. Dúvida e erro sobre a proibição no direito penal. São Paulo: Atlas, 2013.

PRADO, Geraldo. Debate Mãos Limpas e Lava Jato: a democracia brasileira à deriva. Disponível em: http://emporiododireito.com.br/debate-maos-limpas-e-lava- jato-a-democracia-brasileira-a-deriva-por-geraldo-prado/. Acesso em 03 de maio de

SANTOS, Juarez Cirino. Direito Penal – parte geral. Curitiba: ICPC, Lumen Juris, 2006.

SCHIER, Paulo Ricardo. Filtragem Constitucional: Construindo uma nova dogmática jurídica, Rio de Janeiro: Renovar, 1999.

TIEDEMANN, Klaus. La ley penal em blanco: concepto y cuestiontes conexas. Revista brasileira de Ciências Criminais, n. 37, jan-mar de 2002. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.

Downloads

Publicado

2020-11-03

Como Citar

de Assis do Rego Monteiro Rocha Júnior, F. (2020). A LEGALIDADE PENAL CONSTITUCIONALMENTE FILTRADA: UMA ANÁLISE DA JURISPRUDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Constituição, Economia E Desenvolvimento: Revista Eletrônica Da Academia Brasileira De Direito Constitucional , 11(21), 167–197. Recuperado de https://mail.abdconstojs.com.br/index.php/revista/article/view/219

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.